sábado, 19 de março de 2011

David Mann



David Mann (1940 – 2004) nasceu em Kansas City, Missouri e descobriu a vocação pela pintura desde cedo. Fanático por carros customizados, Mann conseguiu o seu primeiro emprego como pintor de automóveis em uma mecânica da cidade e assim que terminou o colegial, decidiu mudar-se para a Califórnia, onde descobriu a paixão pelas motocicletas. Começou, então, a pintar cenas sobre a cultura “biker” e em 1963, um amigo levou alguns dos seus trabalhos para Ed “Big Daddy” Roth, um artista pop da época e também responsável pela publicação de uma das primeiras revistas especializadas em motos customizadas, a Choppers. Roth adorou as pinturas e resolveu comprar os direitos de dez dos seus quadros. Em 1971, a então novata, Easyriders Magazine procurava por um “motorcycle artist” e Mann respondeu ao anúncio. Desde então, os seus trabalhos passaram a ser publicados regularmente na revista e mantiveram um estreito relacionamento até os últimos dias de sua vida.
As pinturas de Mann retratavam cenas comuns do estilo de vida biker dos anos 60 e 70, tendo as belíssimas “outlaw Harleys”, bobbers e choppers como atrizes principais. Os cenários eram sempre surreais com céus distorcidos e muita cor e o realismo e, principalmente, o humor das cenas vinham das suas próprias experiências de vida. Acima de tudo, as telas de Mann celebravam o espírito de liberdade, com belas estradas, cabelos ao vento e personificações de espíritos da natureza, sem falar na camaradagem e valentia dos homens e, obviamente, da beleza quase sempre nua de lindas mulheres.
Mann seguiu com o seu trabalho até o início de 2003, quando a sua saúde começou a deteriorar. Ele adquiriu uma doença rara, causada pela evaporação de gases das tintas que ele usava e as bactérias desses gases literalmente acabaram com os seus pulmões. Os médicos, então, decidiram retirar os pulmões de David e a sua vida passou a depender de um respirador. Um dia após completar 64 anos, a mulher de David finalmente resolveu desligar os aparelhos que o mantinham vivo e ele veio a falecer.
Mesmo depois da sua morte, o conjunto da obra de David Mann continua servindo como uma enciclopédia ilustrada do estilo de vida biker. 
















Choppers Magazine, 1973




Nenhum comentário:

Postar um comentário